
- Definição
- RADIAÇÃO
Num sentido amplo, radiação é aquilo que irradia (sai raios) de algum lugar. Em física, o termo refere - se usualmente a partículas e campos que se propagam (transferindo energia) no espaço (preenchido ou não por matéria).
FONTES DA RADIAÇÃO
Radiação podem ser emitidas por elementos químicos com núcleos atômicos instáveis ou por equipamentos construídos pelo homem. Elementos químicos radioativos podem ser encontrados na natureza. ( como o urânio natural ou o tório das areias monazíticas) ou produzidos pelo homem através de reações específicas em aceleradores de partículas ou reatores nucleares.
Aceleradores de partículas e tubos de raios - X são fontes de radiação sem a utilização de elementos químicos radioativos. Quando desligados. Aceleradores e tubos de raios - X não emitem radiação.
RADIAÇÃO IONIZANTES NÃO - IONIZANTES
As radiações (partículas ou ondas) podem ser ionizantes ou não ionizantes. A ionização acontece quando a energia da radiação incidente sobre um madeiral é suficiente para arrancar elétrons dos átomos. A radiação é dita não ionizante quando sua energia não é suficiente para arrancar elétrons dos átomos. Neste caso pode ocorrer a excitação do átomo, onde elétrons são levados a camadas mais extremas do átomo sem serem ejetados. Para a exoitação de um átomo, a energia fornecida pela radiação deve ser igual á diferença de energia entre os níveis de origem e de destino do elétron este fato ocorre porque os elétrons se encontram em níveis de energia bem definidos nas camadas eletrônicas dos átomos. A radiação ionizante tornou - se há muitos anos parte integrante da vida do homem.
ACELERADORES
São equipamentos que não possuem material radioativo em seu sistema, mas utilizados partículas como os elétrons, produzidos partir do aquecimento de um filamento e acelerados em direção a um alvo, para produzir radiação eletromagnéticas ( em geral raio - X).
Raio X
Os raios -x que não vêm do centro dos átomos como os raios gama para obter - se raios X uma maquina acelera elétrons e os faz colidir contra uma placa de chumbo ou outro material na colisão os elétrons perdem a energia cinética, ocorrendo uma transformando em calor ( quase a totalidade) e um pouco de raio X. Foi com o auxílio do raio X que é possível obter um fotografia dos órgãos internos do seres humanos, nestas fotografias distinguem - se bem os ossos do esqueleto e detectam - se diferentes deformações dos tecidos brancos.
Raio Gama
A o contrário das radiações alfa e beta, que são construídas por partículas, a radiação gama é formada por ondas eletromagnéticas emitidas por núcleos logo em seguida a emissão de uma partículas Alfa & Beta assim possuem diferentes poderes de penetração, isto é, diferentes capacidades para atravessar os materiais. A radiação gama é uma onda eletromagnéticas, as substancias radiativos emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná - la condutor de corrente elétrica.
Raio Ultravioleta
Os raios ultravioletas são ondas eletromagnéticas cujo comprimento é menor que a luz violeta.
São produzidos por descargas elétricas em tubos de gás. Cerca de 5% da energia é mandada pelo Sol e que consiste nessa radiação, mas a maior parte da que incide na Terra é filtrada pelo O e pelo ozônio na atmosfera, estes protegem a vida na terra.
Eles não são visíveis, pois não formam imagens visuais. Mas sua ação na retina do olho e na pele é muito intensa e destruidora . No entanto, em pequenas doses, os raios violetas tem ação curativa. Uma exposição moderada ao Sol é proveitosa, em especial para os mais novos: os raios ultravioleta contribuem para o desenvolvimento e a consolidação do organismo. Eles também têm ação bactericida, destroem muitas bactérias prejudiciais ao organismo.
Esta radiação é impregnada principalmente em tubos fluorescentes, mas também em aplicações médicas que incluem lâmpadas germicidas, o tratamento do Raquitismo e doenças da pele, enriquecimento de leite e ovos com vitamina D.